Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Centro tecnológico nasce em Évora com investimento de 4 milhões de euros

25.10.12 | barak

A sociedade de captital de risco Capital Criativo e a tecnológica Cortex Intelligence investirão em conjunto quatro milhões de euros em Portugal, segundo comunicado divulgado hoje. A parceria visa introduzir em Portugal o conceito de “business intelligence” (BI). O país servirá como plataforma para chegar a mercados da Europa, Médio Oriente e África. 

Este portal de inteligência de negócios materializar-se-á no mercado nacional através da Inductiva, uma “start-up” tecnológica que cria soluções de BI na Internet, que assumirá a designação de Córtex Europa. O centro tecnológico da empresa será em Évora, estando ligado à universidade local.

A Cortex Europa disponibilizará ferramentas úteis para grandes e médias empresas. Será disponibilizada uma ferramenta de “marketing intelligence” que poderá trabalhar não apenas com dados dos clientes, mas também, por exemplo, capturar e analisar estatísticas de mercado, notícias, informações de redes sociais, movimentações da concorrência.

Esta ferramenta não está ainda disponível em Portugal e é pouco explorada na Europa, Médio Oriente e África e tanto pode ser utilizado por empresas privadas como por entidades na área da comunicação, a política ou desporto.

O CEO da Capital Criativo, Nuno Gaioso Ribeiro explicou que as duas empresas “estão a apoiar este investimento directo brasileiro em Portugal que servirá de plataforma para, numa fase posterior” chegarem a outros mercados relevantes. 

A portuguesa Capital Criativo e a brasileira Córtex Intelligence detêm em partes iguais 80% do capital da Inductiva. No âmbito de um aumento de capital, os restantes 20% serão detidos pelos sócios fundadores da Inductiva.