Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Obras que retratam uma das viagens de Corto Maltese expostas em Évora

25.07.12 | barak

Organizada pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), a mostra, intitulada  "Corto Maltese: Viagem à Aventura", vai estar patente no Fórum Eugénio de  Almeida, em pleno centro histórico de Évora, até 02 de dezembro. 

Segundo os promotores, Corto Maltese é o nome da personagem emblemática  criada em 1967 pelo italiano Hugo Pratt, que se tornou uma referência cultural  no mundo da banda desenhada e da literatura do século XX. 

Nesta exposição, são apresentadas 51 obras originais de Hugo Pratt,  desde aguarelas, a tinta da china e guache, que retratam a viagens de Corto  Maltese "de Veneza, passando por África, de Samarcanda à Polinésia, do Caribe  à ilha de Escondida". 

Considerado como "pioneiro na arte de misturar banda desenhada com literatura",  a FEA explica que "Hugo Pratt dá a conhecer as aventuras de Corto Maltese,  seu alter-ego, através de desenhos de traço simples, mas com grande rigor  histórico". 

Nas suas viagens, Corto Maltese conhece figuras célebres como Rasputin,  Butch Cassidy, Ernest Hemingway ou Joseph Stalin e atravessa períodos históricos  como a colonização da Oceania, a guerra Russo-Japonesa, a primeira guerra  mundial, a revolução russa, a revolução de outubro e a Itália de Mussolini.

Hugo Pratt nasceu em Rimini, em Itália, em 1927, e faleceu em 1995 na  Suíça, aos 68 anos, vítima de cancro. 

"Os escorpiões do deserto", "As Célticas", "Corto Maltese na Sibéria"  e "Mu - A cidade perdida" são algumas das novelas gráficas protagonizadas  por Corto Maltese. 

 

Lusa