Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

PCP quer fundos comunitários para construção do novo Hospital de Évora

19.07.11 | barak

O PCP vai apresentar na Assembleia da República uma proposta de alteração ao plano de financiamento da construção do novo Hospital de Évora para que o projecto avance com a ajuda de verbas comunitárias, anunciou o deputado João Oliveira, citado peça agência Lusa.

 

“Apresentaremos na Assembleia da República uma proposta para que o novo hospital possa ser candidatado a financiamento comunitário, para ser concretizado no prazo previsto, com a noção de que é um investimento prioritário para o distrito e para o sul do país”, disse.

 

Numa conferência de imprensa, realizada segunda-feira no Centro de Trabalho do PCP de Évora, o deputado comunista João Oliveira advertiu que a proposta “deve ser uma possibilidade a explorar”, tendo em conta “a situação das finanças públicas e a situação económica do país”.

 

O Estado tem dificuldades “em cumprir com aquilo que era o plano de transferência de verbas”, afirmou, lembrando que “a subscrição do capital social do Hospital do Espírito Santo” era para estar concluída em 2008, mas teve de ser adiada para 2013.

 

“Compreendemos a situação em que se encontram as finanças públicas e as dificuldades que o Estado português enfrenta, particularmente, na obtenção de financiamento para a realização deste tipo de investimentos”, acrescentou João Oliveira.

 

Considerando que os fundos comunitários podem “complementar” as verbas já transferidas pelo Estado e outras que ainda terão de ser aplicadas, o parlamentar comunista frisou que a proposta tem também como perspectiva “garantir que este é um investimento integralmente público”.

 

Assim, sublinhou, “não há recursos a parcerias público-privadas, nem há qualquer perspectiva de privatização deste investimento”.

 

O deputado João Oliveira adiantou ainda que o PCP vai apresentar uma iniciativa parlamentar que “aponte os caminhos para a aprovação de um plano de desenvolvimento integrado do Alqueva” e que também preveja “medidas de reestruturação fundiária de apoio aos agricultores”.

 

Os comunistas vão também avançar com uma proposta para garantir o serviço ferroviário Intercidades na Linha do Alentejo, entre Lisboa e Évora, e com a preparação de propostas para o próximo Orçamento do Estado, tendo em conta o "agravamento das condições de vida no distrito".

 

“O Orçamento do Estado deve dar uma resposta decisiva à actual situação social do distrito, particularmente, ao nível dos equipamentos sociais de resposta, não só à população mais carenciada, mas também do ponto de vista do funcionamento dos serviços públicos”, salientou.