Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

TGV: Carlos Zorrinho contra suspensão do projeto

07.07.11 | barak
Os deputados do PS eleitos pelos círculos de Évora, Portalegre e Setúbal estão contra a decisão do Governo de suspender a alta velocidade entre Lisboa e Madrid antes de reavaliar o projeto.
A decisão viola dois compromissos, disse à DianaFm o deputado socialista Carlos Zorrinho.
Em primeiro lugar, viola o memorando de entendimento com a troika, que foi subscrito pelo três partidos, PSD, CDS e PS, que diz que os investimentos públicos já em curso não serão suspensos mas sim serão reavaliados”, afirmou Carlos Zorrinho.
O deputado socialista eleito por Évora considera que se trata de “um investimento que passará a avaliação”, já que representa “um projeto muito importante para o país e para a União Europeia, como disse o comissário europeu”.
O projeto do TGV entre Lisboa e Madrid “só precisa, neste momento, de cerca de 100 milhões de euros de financiamento nacional”, referiu, explicando que o restante “está garantido por financiamento comunitário”.
Aquilo que teremos de pagar, eventualmente, se as obras forem canceladas é muito mais do que aquilo que falta conseguir para as fazer”, acrescentou.
Outro compromisso violado, segundo o deputado socialista, é o programa de Governo, porque “na página 28 do documento está lá que se vai apostar muito nas exportações e ligação das acessibilidades com os portos”.
Esta suspensão vai contra o programa do Governo”, porque “não há investimento mais importante para o país do que o investimento no Porto de Sines e na ligação ferroviária de Sines a Madrid e à Europa”, advertiu.