Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Governo empenhado em desenvolver avião militar KC-390

03.07.11 | barak

O ministro da Defesa revelou hoje que o Governo está empenhado no desenvolvimento do avião de transporte militar KC-390 que vai substituir os C-130, dando assim continuidade a um projecto que surgiu na anterior legislatura.

O ministro da Defesa participou hoje na comemoração do 59.º aniversário da Força Aérea, na Base Aérea 1, em Sintra, onde referiu ter assinado no inicio da semana "um despacho que afirma o empenhamento e a vontade do governo português no desenvolvimento em Évora do novo KC-390".

"O projecto em si é bastante importante. Resolvemos dar continuidade ao mesmo, pois permite potenciar um 'cluster' todo à volta da aeronáutica e, portanto, contribuir para a melhoria das competências tecnológicas de formação e de qualificação", disse Aguiar Branco aos jornalistas.

Sem adiantar datas para o seu inicio, Aguiar Branco adiantou que o projecto "é muito importante para a Força Aérea portuguesa", uma vez que permite criar uma "oportunidade de desenvolvimento das qualificações a nível de um cluster" em Évora, onde a empresa dinamizadora do projecto, a Embraer, está a construir duas fábricas.

Em Setembro, o anterior Governo português e a fabricante anunciaram a participação de Portugal no programa de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390. O acordo assinalou o início das negociações para a entrada de empresas portuguesas no projeto e no fabrico do novo avião.

Durante a iniciativa que decorreu esta manhã, o ministro anunciou também que solicitou ao Chefe de Estado-Maior para que desenvolva um estudo no sentido da Força Aérea portuguesa "poder assumir um papel determinante no combate aéreo aos incêndios florestais".