Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Agentes de Évora manifestam-se para exigir pagamentos

29.06.11 | barak

Os principais agentes culturais de Évora aproveitam hoje o feriado municipal para, numa iniciativa noturna, manifestar preocupação com o "esvaziamento cultural da cidade" e exigir ao município o pagamento de subsídios em atraso referentes a 2009 e 2010.

 

A ação de protesto, marcada para as 20:30 na Horta das Laranjeiras, no recinto da Feira de S. João, que está a decorrer em Évora, prevê a distribuição de folhetos e a exibição de cartazes, em forma de laranja, com mensagens como "por uma cidade cultural ativa" e "cultura dá frutos".

Em declarações à Agência Lusa, o diretor do Centro Dramático de Évora (CENDREV), José Russo, reconheceu que a situação da autarquia "é complicada", devido aos cortes nas transferências do Estado, mas reivindicou que se encontre "uma solução para o problema".

"O que exigimos é que se encontre uma solução para o problema, que se estabeleça um plano de pagamentos, que se faça um acordo e que as coisas se resolvam, porque os meses não podem passar e os anos não podem passar sem que haja uma solução", disse.

O responsável lamentou que "metade dos subsídios de 2009 e de 2010 estão por pagar" aos agentes culturais da cidade e em relação a este ano "ainda não existe um regulamento de atribuição de subsídios à atividade cultural".

Contactada pela Lusa, a vereadora da cultura da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira, adiantou que o município está a negociar com entidades bancárias a hipótese de contrair um empréstimo que permita fazer o saneamento financeiro da autarquia.