Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Évora: Festas Populares abrem portas quinta-feira dedicadas à juventude e às florestas

23.06.11 | barak
As festas populares de Évora, que abrangem as comemorações locais do S. João e do S. Pedro (Feriado Municipal) abrem as portas na quinta-feira, tendo como tema central o Ano Internacional da Juventude e das Florestas. 

Ao longo de 11 dias, “o coração” do concelho transfere-se para o recinto do Rossio de S. Brás, às "portas" do centro histórico da cidade, recheado de animação e de diversas ofertas culturais, sociais e desportivas, com os eborenses a “reencontrarem-se” num ambiente de festa. 

Promovidas pelo município, as Festas Populares da Cidade – Feira de S. João decorrem até 03 de julho com um programa que é considerado "extremamente eclético", onde predominam as atuações, exibições e mostra do trabalho “dos filhos da terra”. 

Neste aspeto, a autarquia salienta a presença de todas “as turmas” do programa “Jogar+” que, no polidesportivo junto à Arena D’Évora, farão pequenas exibições. 

O mesmo sucederá no palco do Espaço Jovem e da Horta das Laranjeiras onde muitas coletividades, associações e artistas mostrarão os seus dotes em várias facetas. 

Ainda em termos culturais, para a Arena D’Evora está prevista a comédia “Vamos Contar Mentiras!...”, no dia 02 de julho, e o espetáculo de encerramento da feira (dia 03), pela Big Band Loureiros & Anabela. 

Os festejos incluem ainda uma mostra de artesanato, mostra institucional, feira tradicional, mostra de artes decorativas e tauromaquia. 

A 29 de junho, Dia de S. Pedro, Feriado Municipal, a cidade homenageia instituições e cidadãos, reconhecendo o seu valor através da atribuição de medalhas de mérito diverso. Nesta cerimónia, agendada para as 11:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, será ainda atribuída a Bolsa de Mérito Académico. 

Pelas 18h00, o Palácio D. Manuel recebe a cerimónia de entrega dos prémios do V Concurso de Vinhos Engarrafadas do Alentejo e meia hora mais tarde, na Horta das Laranjeiras, está prevista a realização do leilão do Pig Parade (porcos decorados). 

A Feira de S. João, principal componente das festas, constitui uma das mais tradicionais feiras que se realiza no Alentejo. 

Criada por alvará de D. Sebastião, a feira realizou-se pela primeira vez a 24 de junho de 1569.
Redacção / Lusa
01:41 quinta-feira, 23 junho 2011