Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Convento do Espinheiro divulga património megalítico de Évora

03.06.11 | barak

O Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa, cinco estrelas em Évora, promove a 18 de Junho a iniciativa “Solstício Megalítico”, na qual está incluída uma conferência sobre Arqueoastronomia, bem como uma observação nocturna para descoberta da arte rupestre.
A iniciativa pretende dar a conhecer o passado e o património megalítico da cidade de Évora, que detém uma das paisagens mais diversificadas e monumentais da Península Ibérica.
A conferência sobre Arqueoastronomia decorre a partir das 16h00, com a participação do professor Manuel Calado, abordando os temas “A importância dos eventos celestiais na vida das primeiras sociedades sedentárias do Alentejo Central”, “A observação dos ritmos solares e lunares na sua intima relação com o horizonte e associação destas observações às práticas magico-religiosas destas comunidades neolíticas”.
Já a observação nocturna decorre a partir das 21h00, com a participação do professor Cândido Marciano da Silva, abordando aspectos como os símbolos astronómicos, as composições antropomórficas, báculos, linhas serpentiformes e “covinhas”.
As inscrições decorrem pelos números de telefone 266 788 200, 266 777 170 e 266 746 113.
I.M.