Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Évora: Começa amanhã festa dos bonecos

30.05.11 | barak

A cidade de Évora recebe esta terça-feira a 12ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME). O já clássico festival, organizado pelo Cendrev – Centro Dramático de Évora, conta este ano com 21 companhias de 9 países e 67 espectáculos ao longo de seis dias, terminando o certame dia 5 de Junho.

 

“No fundo é o regresso da festa dos bonecos e desta animação tão especial e mística que se consegue na cidade Património Mundial por estes dias. De todo o cartaz, são perto de 40 os espectáculos realizados na rua, nas diferentes praças e pontos históricos de Évora, o que já por si é significativo da abertura e abrangência que a BIME tem”, disse José Russo, do Cendrev.

Das companhias presentes, destacam-se o Teatro Gioco Vita (Itália), Teatro de Marionetas La Estrella (Espanha), La Chana Teatro (Espanha), Sofie Krog Teatre (Dinamarca), Companhia Pequod (Brasil), Teatro del Drago (Itália), Bululu Teatro (Argentina), Tanxarina (Espanha), Alex Barti (Dinamarca), Altrego (Alemanha), Rod Burnet (Inglaterra), Daniel Rafel (França), Cendrev (Portugal), Projecto Educativo do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora (Portugal), Trulé Investigação de Formas Animadas (Portugal), Era Uma Vez Teatro de Marionetas (Portugal), Teatro de Marionetas do Porto (Portugal), Limite Zero Associação Cultural (Portugal), S.A. Marionetas (Portugal), A Barraca do Gregório (Portugal) e os Gigabombos do Imaginário (Portugal).

Esta última companhia inicia o programa do BIME, pelas 18h00, com partida do Jardim das Canas e desfile pelas ruas da cidade. A exposição “Mostra da Colecção da Família Monticelli” e Instalação “Alice” pelo Teatro de Marionetas do Porto, serão igualmente visitadas no espaço do Grupo Pró-Évora, pelas 18h30, estando o primeiro espectáculo agendado para a Sala Principal do Teatro Garcia de Resende, pelas 21h30, uma apresentação da Companhia Teatro Gioco Vita (Itália), com o espectáculo “Il Viaggi di Atalanta”. Pelas 23h00, os anfitriões da festa “Bonecos de Santo Aleixo” apresentam o “Auto da Criação do Mundo”, na Sala Estúdio do Teatro.

A BIME 2011, que segundo os organizadores vive em sucessivos sobressaltos provocados pelos “cortes dos financiamentos do Ministério da Cultura” e dos “atrasos do apoio da Câmara de Évora", terá como um dos pontos altos o espectáculo agendado para as 17h00 de dia 5 de Junho, no Teatro Garcia de Resende. Ao palco sobe a peça 'Frágil', da Companhia de Marionetas do Porto, o último espectáculo encenado por João Paulo Seara Cardoso, antigo director artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, falecido em Outubro de 2010. “É uma forma de homenagear um amigo que partiu cedo demais”, diz o Cendrev.

Seara Cardoso encenou todos os espetáculos apresentados pela companhia do Porto desde 1988, tendo as suas criações sido apresentadas por todo o mundo. Natural da Invicta, criou e dirigiu quatro séries de programas infantis para a RTP: “A Árvore dos Patafúrdios”, “Os Amigos do Gaspar”, “Mópi” e “No Tempo dos Afonsinhos” e publicou vários livros infantis.