Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Cooperação: Cerca de 30 empresários de Évora e de Mérida (Espanha) reúnem-se para fomentar parcerias

30.05.11 | barak

Évora, 30 mai (Lusa) -- A promoção de futuros negócios e parcerias na área da cooperação transfronteiriça é o objetivo de um encontro que vai juntar cerca de 30 empresários de Évora e de Mérida, terça-feira, naquela cidade da Extremadura espanhola.

Trata-se do II Encontro Empresarial Évora-Mérida, promovido pelos municípios português de Évora e espanhol de Mérida, com o apoio da euroregião (EUROACE), constituída pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Alentejo e do Centro e pela Junta da Extremadura.

O primeiro encontro já decorreu em Évora e este segundo está marcado para a capital da Extremadura, devendo juntar 16 empresários portugueses e 12 daquela cidade espanhola.

"Os empresários eborenses ficaram agradados com esta ideia de cooperação e troca de experiências e contactos e, agora, vamos voltar a reuni-los com empresários do outro lado da fronteira", afirmou hoje à Agência Lusa Manuel Melgão, vice-presidente do Município de Évora.

Segundo o autarca, é importante fomentar esta cooperação empresarial, que pode "potenciar investimentos" nos dois países e "abrir novas oportunidades de negócio".

"As fronteiras físicas desapareceram há muito e, se no âmbito cultural e do património temos alguns avanços na cooperação, na área empresarial nem tanto", disse.

Por isso, os empresários dos dois lados da fronteira devem "contactar e falar, para possibilitar a troca de experiências e até impulsionar parcerias", defendeu Manuel Melgão.

"A parceria transfronteiriça faz sentido a todos os níveis, mas a da área empresarial é das mais importantes porque os empresários devem estar cada vez mais atentos a oportunidades de negócio vindas da procura externa, não apenas do mercado interno", frisou.

O investimento da construtora aeronáutica brasileira Embraer em Évora, onde está a edificar duas fábricas, e os contactos que têm decorrido com empresas do Brasil têm "vindo a despertar os empresários" de Évora para "os novos mercados que podem aproveitar".

"O projeto da Embraer foi o 'pontapé de saída' para os empresários perceberem que Évora precisa de procurar novos mercados e, com Espanha aqui tão perto, só têm a ganhar", argumentou.

As potencialidades económicas de Évora e de Mérida vão ser apresentadas no encontro de terça-feira, que inclui visitas a empresas e à área de acolhimento empresarial local e sessões de esclarecimento sobre incentivos ao investimento.





RRL.

Lusa/Fim