Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Évora: Feira do Livro arranca sexta-feira com mais de 90 editoras representadas

27.05.11 | barak
Um total de 92 editoras vai estar representada na edição deste ano da Feira do Livro de Évora, que arranca sexta-feira no centro histórico da cidade para promover o desenvolvimento cultural da população, através do livro e da leitura.

Promovida pelo município, a iniciativa, que já vai na sua 11.ª edição e que decorre ao longo de dez dias, conta com a participação de oito livreiros, que representam um total de 92 editoras, além da Livraria Municipal, recentemente criada, da Biblioteca Pública de Évora e do Atelier Barahona.

Na Feira do Livro, que este ano regressa à Praça do Giraldo, foram criados novos locais específicos, como o Espaço Criança, dedicado à leitura de contos e trabalhos de artes plásticas, e o Espaço Livro e Autores, vocacionado para as apresentações de livros e sessões de autógrafos.

A abertura oficial do certame é na sexta-feira, pelas 18:00, com uma apresentação surpresa do ginásio Ritmos e a atuação dos Gigabombos Do Imaginário, seguindo-se, meia hora depois, uma rapsódia de leitura, intitulada “25 Anos de Évora Património Mundial, 25 leituras/25 leitores”.

Ainda na sexta-feira, arranca a primeira edição do Concurso de Poesia da Feira do Livro, que se prolonga até 02 de junho, tendo como objetivos “criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita e promover a poesia em língua portuguesa”.

Para domingo, às 18:00, está marcada a apresentação do livro “António Francisco Barata Vida e Obra (Góis, 1836 – Évora, 1910)”, da autoria de António Rei, numa iniciativa que pretende assinalar o 100.º aniversário da morte do historiador e investigador.

Já na quarta-feira, às 18:00, será celebrado um protocolo entre a Câmara de Évora e algumas livrarias para a criação do Cartão Jovem Leitor Eborense, direcionado para jovens entre os 14 e 25 anos, com residência temporária ou permanente no concelho de Évora.

Segundo o município, este cartão permite um desconto de 10 por cento na compra de livros aos seus aderentes, durante todo o ano, nas livrarias que integram este projeto.

O programa de animação da feira “procura alcançar públicos mais diversificados”, estando previsto um conjunto de iniciativas especialmente dirigidas para as crianças, em articulação com as escolas e jardins-de-infância.

O programa também incluirá atividades dirigidas aos jovens, às famílias, professores e educadores e à população sénior.

Da programação consta ainda um conjunto de ateliês permanentes, destinados aos diferentes públicos.