Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Temperatura e radiação ultravioleta voltam a subir

10.05.11 | barak

Dados do Instituto de Meteorologia (IM) prevêem hoje para Lisboa uma temperatura máxima de 29 graus Celsius, para Faro de 25 e para o Porto de 23, sendo Beja e Évora os distritos que apresentam valores mais elevados atingindo os 31 graus.

No continente espera-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior norte durante a tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado no Algarve e de noroeste durante a tarde no litoral oeste e subida de temperatura.

Nove regiões voltam a apresentar níveis muitos altos


Nove regiões do país voltam hoje a apresentar um nível de radiação ultravioleta (UV) muito alto, com o Funchal a repetir o índice 10 de segunda-feira, de acordo com o IM.

As regiões de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, na Madeira, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Viana do Castelo, apresentam níveis muito altos de radiação ultravioleta entre os índices 8 e 10.

De acordo com o IM, a incidência de radiação será maior entre as 12h e as 15h em Bragança, Coimbra, Évora, Lisboa e Viana do Castelo, entre as 11h e as 15h em Faro e nas Penhas Douradas, entre as 12h e as 16h em Sines e entre as 12h e 17h no Funchal.

No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.