Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

População de Mora manifesta-se em Évora dia 1 de Março

28.02.11 | barak

A população do concelho de Mora desloca-se a Évora na terça-feira, dia 1 de Março, para realizar uma manifestação pública na Praça do Giraldo, contra o corte nas credencias de transporte de doentes e contra o ataque ao Sistema Nacional de Saúde.

Depois da manifestação da passada sexta-feira, que reuniu cerca de 800 pessoas frente ao Centro de Saúde de Mora, a Comissão de Defesa dos Serviços Público de Mora decidiu nova iniciativa, mas em Évora, esperando agora mais de 1.000 morenses a desfilar nas ruas da eborenses.

Recorde-se que muitos idosos do concelho de Mora que estão nos lares já pedem, actualmente, aos responsáveis daquelas instituições, para terem só uma única refeição por dia e assim pagarem menos sob pena de ficarem sem dinheiro para pagar as despesas de transporte ambulatório.

Com o corte nos transportes de doentes, muitos são os idosos que já ficaram sem as suas consultas por falta de capacidade financeira. Um transporte entre Mora e Lisboa custa em média 90 a 100 euros por cada viagem, valor inacessível para a maioria dos idosos. Sendo um problema geral, não afectando só os idosos, mas também muitas famílias com crianças e de rendimentos baixos.

Os bombeiros de Mora confirmam que os serviços de transporte de doentes reduziram 95 por cento, pondo em risco a continuação de pessoal afecto às forças da paz. Perante tais noticiais o povo de Mora pretende mostrar em Évora o que considera “uma machadada” e um atentado aos direitos consagrados na Constituição da República,.