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olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

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Comboios: CP confirma fim do Intercidades directo Beja - Lisboa

07.01.11 | barak

Em esclarecimento enviado ontem à agência Lusa, a CP confirma a notícia divulgada pela Voz da Planície, que dava conta da intenção da empresa em terminar com as actuais duas ligações directas do InterCidades, entre Beja-Lisboa e vice-versa.

As ligações ferroviárias entre Beja e Lisboa, até aqui asseguradas pelo Intercidades directas à capital, passarão agora a ser asseguradas por 5 ligações, mas com transbordo em Casa Branca, sendo esta ligação feita por automotora diesel.

O tempo de viagem entre Lisboa e Beja aumenta das actuais 02:25 para 2:32, o que já inclui o tempo de transbordo em Casa Branca e paragens adicionais em Cuba, Alvito, Vila Nova de Baronia e Alcáçovas, de acordo com o divulgado à lusa pela CP-Comboios de Portugal.

Segundo o esclarecimento remetido à Lusa, a CP assegura que propôs às autarquias das áreas abrangidas, com quem já reuniu, este novo modelo de exploração da Linha do Alentejo, com o qual prevê reduzir os custos em mais de 40 por cento, estando neste momento em discussão o ajustamento dos horários propostos, não sendo, por isso, definitivo.

De acordo com o modelo apresentado pela empresa, o serviço entre Lisboa e Évora passa a ser feito com automotora eléctrica, contando com paragens em Vendas Novas e Casa Branca.

O troço entre Casa Branca e Beja, segundo a mesma proposta, será feito com automotora diesel.

“Passariam a existir entre Lisboa e Évora cinco comboios diários e por sentido, que efectuam ligação ao serviço entre Casa Branca e Évora com um tempo de transbordo na ordem dos cinco minutos”, e o número de ligações entre Beja e Lisboa também aumenta de duas para cinco, refere a CP no esclarecimento.

A CP diz que a proposta tem origem em motivações de “ordem ambiental, económica e de mobilidade”, afirmando que o modelo proposto permite “uma redução nos custos de exploração superior a 40 por cento”.

A empresa considera que, face a estes valores, “o efeito menos positivo do transbordo em Casa Branca se justifica na procura da sustentabilidade das ligações ferroviárias para o Alentejo".

A empresa refere que ainda não existe uma decisão final quanto à manutenção ou supressão das ligações entre Beja e Funcheira, salientando, contudo, ser "um troço de linha com procura residual e custos desproporcionais face aos passageiros transportados".