Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Embraer pode ampliar fábrica em Portugal

06.01.11 | barak
Jair Rattner, da Agência Estado

LISBOA - Mesmo antes de começar a produzir, a fábrica da Embraer em Évora, Portugal, poderá ser ampliada. No local, funciona a fábrica de materiais compósitos de fibra de carbono para a fuselagem e asas de avião. "Nos compósitos, está previsto um aumento nos investimentos", afirmou hoje o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), Basílio Horta, à Agência Estado.

Segundo Horta, a primeira das duas fábricas que a Embraer está construindo em Portugal - de estruturas metálicas para aviões - deverá começar a operar no final deste ano e com capacidade total em 2012. A medida antecipa os prazos inicialmente previstos, que apontavam início da produção para 2012 e capacidade total em 2013.

A construção das duas fábricas foi anunciada em junho de 2008, durante uma visita a Portugal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Elas representam um investimento total de 170 milhões de euros e vão contar com incentivos de 75 milhões de euros.

Para as duas fábricas está prevista a criação de 570 postos de trabalho. As atividades de formação de pessoal para trabalhar nas fábricas já começaram. Trata-se de uma das regiões com maior índice de desemprego do país, o Alentejo. O objetivo do governo português é criar um cluster aeronáutico na região.