Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Alerta de mau tempo alargado aos distritos de Évora e Lisboa

02.12.10 | barak

De acordo com a informação actualizada no site do IM, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa Setúbal, Évora e Portalegre estão hoje "pintados" a amarelo, o aviso menos grave de uma escala de três, que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

De entre os 15 distritos com aviso amarelo, apenas Lisboa e Leiria escapam à persistência de temperaturas baixas e de neve (esta última está a afectar as regiões do norte do país) estando, no entanto, a ser alvo de vento forte.

A esta situação acresce ainda a agitação marítima que está a afectar todos os distritos do litoral desde Leiria a Viana do Castelo, com o IM a prever que na costa ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro, as ondas sejam de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando depois para os três a quatro metros. A sul desse ponto, as ondas de noroeste atingirão dois a três metros de altura, enquanto que na costa sul, serão de 1,5 a dois metros.

O IM alerta ainda para a existência de continuação de tempo frio um pouco por todo o território continental, períodos de céu muito nublado, apresentando boas abertas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, assim como a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que serão fracos e dispersos no sul, os quais deverão aumentar de intensidade e de frequência a partir da tarde, nas regiões a norte do sistema montanhoso.

A queda de neve irá verificar-se acima dos 500/700 metros, o que significa que a cota deverá subir para os 800/1000 metros, ao longo do dia de hoje.

Além das condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, o IM prevê ainda vento fraco a moderado (10 a 25 quilómetros por hora) de noroeste, temporariamente moderado a forte (25 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, no litoral e nas terras altas das regiões norte e centro, a partir da tarde.

De fora dos avisos estão os distritos de Santarém, Beja e Faro, além do arquipélago da Madeira.

Para o arquipélago dos Açores - igualmente sob aviso amarelo, embora devido à chuva e vento forte que irão assolar os três grupos de ilhas -, o IM prevê céu muito nublado, períodos de chuva - que será por vezes forte -, e vento leste forte a muito forte (50/75 km/h), com rajadas que poderão atingir os 90 km/h. O estado do mar, por sua vez, será alteroso, com ondas entre os cinco e os seis metros.