Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Nota Imprensa | Reunião Pública da Câmara Municipal de Évora | 18 de Outubro de 2010‏ - CDU

19.10.10 | barak

Iluminação de Natal

O Presidente da Câmara informou a vereação da sua decisão de não contratar iluminação de Natal este ano.

Considerando que em média as iluminações de Natal custaram nos últimos 3 anos, cento e quarenta mil euros, o Presidente decidiu não gastar essa verba este ano, substituindo a iluminação por outras iniciativas como a oferta de sacos e a contratação de animação de rua, de preferência a agentes locais.

Os vereadores da CDU, embora concordando coma necessidade de reduzir despesas, defenderam que deveriam ter sido encontradas atempadamente, com o comércio local, soluções que permitissem encontrar alternativas, tendo em conta que as dificuldades financeiras são há muito conhecidas.
 

Embraer

O Presidente da Câmara deu nota de uma comunicação da Embraer onde se afirma que as obras se iniciam no próximo dia 2 de Novembro.
 

VII Encontro do Conselho Superior de Magistratura

Por maioria, a Câmara decidiu oferecer um jantar aos participantes no VII Encontro do Conselho Superior de Magistratura (CSM), a realizar no Hotel do Espinheiro, no valor de 2000 euros.

Esta proposta teve os votos contra dos vereadores da CDU e a abstenção do vereador do PSD. Os eleitos da CDU realçaram e sublinharam os argumentos do Presidente da Câmara acerca da necessidade de cortar nas despesas não essenciais. Com todo o respeito institucional que o CSM merece, entenderam os vereadores da CDU que, num momento em que se anunciam cortes nos salários e que o município não consegue cumprir os seus compromissos com agentes culturais, desportivos e sociais ou com as Freguesias, não pode o orçamento municipal suportar estas despesas, tanto mais que o CSM dispõe de orçamento próprio, a partir do orçamento geral do Estado.

Pelas mesmas razões os eleitos da CDU votaram também contra o pagamento de um almoço aos participantes do I Encontro dos Museus do Alentejo, promovido pela Direcção Regional da Cultura.
 

Alterações ao Plano de Urbanização de Évora em discussão pública

A Câmara aprovou o envio para discussão pública das “alterações” ao Plano de Urbanização de Évora (PUE), actualmente em vigor. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e a abstenção do vereador do PSD.

Os vereadores da CDU entenderam votar contra a proposta apresentada, tendo em conta que se trata não de um mero processo de alteração mas, de facto, de uma revisão do PUE, conforme dá conta o parecer da CCDRA na acta de conferência de serviços, de 21 de Julho de 2010.

Várias foram as críticas que os vereadores da CDU apontaram a esta revisão do PUE, nomeadamente às soluções de alteração da rede viária, à diminuição de respostas de zonas verdes na zona nascente, à inexistência de plano de investimentos, ao desaparecimento da zona norte da circular intermédia, à ausência de relatórios de monitorização do plano em vigor, à solução encontrada para a via entre o Forte de Santo António e o Convento da Cartuxa, que põe em causa o verde naquela zona monumental.

Apesar do seu voto contrário, os vereadores da CDU colocaram a necessidade de uma discussão pública séria, com sessões programadas sobre os aspectos mais relevantes desta proposta à semelhança do que aconteceu com o PDM.
 

Os Vereadores da CDU

1 comentário

Comentar post