Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Badajoz é 'mercado' para consumidores de droga portugueses

19.10.10 | barak

 

Polícia espanhola diz que pequenos traficantes do Alentejo abastecem-se regularmente no Bairro de Colonires, onde é mais fácil e mais barato adquirir qualquer tipo de droga

"É um supermercado de droga, aberto 24 horas por dia a consumidores e pequenos traficantes portugueses". É desta forma que fonte policial se refere ao mais perigoso bairro de Badajoz, Los Colorines, por onde circulam carros de matrícula portuguesa a qualquer hora do dia.

No bairro, onde se estima que existam mais de 30 pontos de venda de droga, já foram detidos vários consumidores e traficantes de droga de nacionalidade portuguesa. Os últimos, em Maio deste ano, foram quatro membros de uma mesma família (um homem e três mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos) que tentaram escapar a uma perseguição policial, tendo sido detidos na posse de um quilo de haxixe, dinheiro e objectos em ouro.

Mas são sobretudo consumidores, na sua maioria jovens residentes nas zonas de Elvas, Campo Maior, Estremoz e Évora, que com mais frequência atravessam a fronteira rumo às ruas de Los Colorines ou a outros locais igualmente referenciados como áreas de tráfico, como algumas ruas do centro histórico ou os bairros sociais Las Moreras e Suerte de Saavedra, na zona oriental da cidade.

"Em muitas ocasiões, jovens portugueses são detidos pela polícia em zonas de venda de droga já que, segundo parece, é-lhes mais fácil e económico conseguir droga para autoconsumo em Espanha do que em Portugal", refere uma fonte do Ministério Público espanhol, citada pelo jornal Hoy. "Este fenómeno gerou uma certa incompreensão por parte das autoridades portuguesas que consideram que deste lado da raia é demasiado fácil adquirir droga."

Nos últimos meses, a polícia espanhola tem "visitado" Los Colorines com bastante frequência, tendo este fim-de-semana sido detidas 20 pessoas suspeitas de envolvimento no tráfico de droga e apreendidas armas e diversas quantidades de produtos estupefacientes. Para os toxicodependentes portugueses que atravessam a fronteira, o bairro - tal como um supermercado - oferece uma enorme variedade de drogas: sobretudo cocaína e haxixe, mas também heroína e ecstasy.

Segundo fonte da GNR, a maior parte das vezes a droga é consumida de imediato ou ainda nas proximidades dos locais de compra, razão pela qual "não é detectada em operações realizadas junto à zona de fronteira". Noutras ocasiões, o consumo é efectuado já em território português. Terá sido o caso de uma mulher de 38 anos encontrada morta, há algumas semanas, no interior de um automóvel estacionado numa zona isolada próximo da cidade de Elvas. Junto ao corpo estavam várias seringas.

Fonte policial revela que a "corrida" de toxicodependentes portugueses a Los Colorines já provocou "situações caricatas". A maior de todas foi o dia em que, por volta das 18 horas, dois homens furtaram uma carrinha numa zona residencial de Elvas e fugiram para Badajoz. Só depois é que se terão apercebido que no interior da viatura se encontrava uma criança de dois anos, deixada momentaneamente pela mãe, à porta de casa. Os dois homens acabaram por abandonar a carrinha, com uma luz interior acesa, numa das estradas de acesso ao bairro da droga.