Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Embraer: CE pronuncia-se em Junho sobre ajudas públicas

27.04.10 | barak

A Comissão Europeia indicou hoje, em Bruxelas, que espera concluir em Junho a investigação sobre a compatibilidade com as regras europeias de concorrência das ajudas do Governo ao investimento do fabricante de aviões Embraer em Évora.

"A Comissão [Europeia] espera terminar a investigação até Junho", disse à Agência Lusa o porta-voz comunitário responsável pela Política de Concorrência.

Representantes do Governo português e da Embraer estiveram reunidos esta manhã em Bruxelas na Direcção-geral da Concorrência da Comissão Europeia.

"Foi uma reunião construtiva e os serviços [comunitários] estão agora a avaliar a informação recebida", acrescentou a mesma fonte.

A empresa brasileira Embraer pretende instalar duas fábricas no parque industrial aeronáutico de Évora, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jactos executivos.

Segundo a edição de segunda-feira do Público, a empresa conta investir um total de 170 milhões de euros e incentivos públicos de cerca de 44%, que inclui fundos concedidos pelo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) e benefícios fiscais.

As regras europeias estipulam que as empresas não podem receber ajudas públicas que distorçam as condições normais de concorrência num determinado sector.

A Embraer é uma multinacional brasileira que ocupa a terceira posição mundial no ramo da indústria aeronáutica.

Diário Digital / Lusa