Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Agosto termina com temperatura elevada

29.08.09 | barak

O último fim-de-semana de Agosto, que marca o fim das férias para milhares de portugueses, despede-se com temperaturas elevadas. Segundo o Instituto de Meteorologia, para hoje estão previstos 33 graus em Lisboa, mas amanhã o Sol intenso fará subir ainda mais os termómetros.

 

Lisboa irá registar 35 graus, 33 no Porto e Coimbra 36. No Alentejo o calor não irá dar tréguas com 40 graus previstos para Évora e 39 para Beja. Só o Algarve irá ter temperaturas inferiores aos 30 graus, com 29 em Faro e 28 em Sagres.

O calor resulta de uma mancha de ar quente proveniente do Interior de Espanha. As altas temperaturas apresentam "condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante a tarde, em especial nas regiões do Interior", divulga o Instituto e Meteorologia.

Os dias de calor intenso serão acompanhados por noites tropicais com temperaturas mínimas previstas para amanhã de 24 graus em Faro, 21 em Sagres e de 19 em Lisboa. A partir de segunda-feira as previsões indicam uma queda das temperaturas máximas com especial incidência no Litoral.

Ao calor, no Algarve, junta-se a temperatura da água do mar acima dos valores habituais para esta época do ano. Para hoje, está previsto uma temperatura de 24 graus.

Segundo o Instituto Espanhol de Oceanografia, a costa Sul da Península Ibérica regista este Agosto as temperaturas mais elevadas dos últimos 25 anos. A razão, explica, prende-se com o vento soprar de Levante, que aquece a superfície do oceano Atlântico.

APONTAMENTOS

SOL PERIGOSO

Os raios ultravioleta apresentam um risco muito alto pelo que se deve utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

ALERTA

A Protecção Civil lembra que a situação meteorológica de tempo quente e seco pode afectar idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardio-respiratório.

CONSELHOS

Beba água com regularidade. Evite bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com elevados teores de açúcar. Evite actividades que exigem esforço.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.