Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

CAD de Évora reabre após quatro meses de inactividade

26.06.09 | barak

Depois de ter estado encerrado desde Janeiro, o Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/SIDA de Évora voltou de novo ao activo no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE). No final de Maio, o espaço a cargo de Edgar Palminhas, psicólogo clínico, tem como directrizes fundamentais o aconselhamento, a detecção precoce e a referenciação adequada no âmbito do VIH/SIDA.

 

O CAD veio a localizar-se no HESE, no edifício antigo, e para além do protocolo estabelecido com o Laboratório do Banco de Sangue, articula também com o Serviço de Medicina Interna, na referenciação e acompanhamento dos utentes infectados. O CAD de Évora integra a Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e, segundo Edgar Palminhas, é da responsabilidade das administrações regionais "fazerem toda a logística no sentido de se contratualizarem os técnicos e existir um espaço à disposição dos cidadãos". A Administração Regional de Saúde do Alentejo é responsável pela contratação dos técnicos para os CAD’s da região e respectivo funcionamento, cabendo à Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA estabelecer linhas gerais de actuação, no âmbito da prevenção do VIH/SIDA.

O CAD de Évora foi criado com base num protocolo da Sub-Região de Saúde de Évora com a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA, em 2003, e assume-se como um espaço onde qualquer pessoa pode recorrer aos serviços ali prestados, nomeadamente ter acesso à informação relativa ao VIH/SIDA e à realização de testes rápidos de detecção da doença.

Com os testes rápidos a obtenção dos resultados ronda os 15 minutos e o procedimento é "semelhante" aos testes da glicémia, onde se dá uma picada para recolher uma amostra que dá acesso ao estado serológico do paciente. Para o psicólogo clínico, a mais-valia deste processo diz respeito a "um atendimento gratuito, anónimo e confidencial, no qual não é pedido qualquer documento de identificação pessoal".

Segundo Edgar Palminhas, a realização do teste rápido "é um avanço muito significativo" e assegura que "o caminho só pode ser esse tendo em conta os números que ainda existem no país". Porém, as etapas do atendimento ao cidadão ocorrem em três fases para além do teste em si, sendo elas o aconselhamento pré-teste (apoio e percepção de risco que as pessoas têm), o teste rápido e o aconselhamento pós-teste com entrega do resultado. Apesar de ter estado encerrado desde Janeiro de 2009, o CAD retomou as suas actividades com um horário de atendimento diário com a particularidade de estar nas segundas-feiras à tarde na Associação para o Planeamento da Família de Évora e, na quarta-feira à tarde, no Instituto Português da Juventude de Évora.

O CAD participa também em acções conjuntas com o Centro de Saúde de Évora na sua unidade móvel no sentido "de ir ao encontro às necessidades das populações e de sair do seu espaço físico, portanto, o CAD acabar por ser um espaço aberto a outras parcerias e protocolos", salientou Edgar Palminhas.

O trabalho do CAD Évora tem como finalidade prevenir a transmissão da infecção pelo VIH, motivar os utentes a assumirem comportamentos que protejam a sua saúde e a dos outros bem como contribuir para o diagnóstico precoce, para que os utentes seropositivos possam beneficiar o mais precocemente possível de cuidados médicos e de apoio psicológico e social. O Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/SIDA de Évora esteve presente em eventos como a Queima das Fitas ou a Feira de São João. Com o funcionamento do CAD de Évora, eleva-se para dois os centros de aconselhamento no território alentejano, estando o CAD de Beja em funcionamento, situação que não se verifica em Portalegre.