Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

olharevora

Um olhar crítico/construtivo sobre a cidade de Évora

Eleições: Autarca PS de Évora espera que futuro Governo "cumpra o que prometeu" ao país

06.06.11 | barak

Évora, 06 jun (Lusa) -- O presidente socialista do município de Évora, José Ernesto Oliveira, disse hoje esperar que o futuro Governo "cumpra o que prometeu" e atribuiu a vitória do PSD no concelho, nas legislativas de domingo, a um "fenómeno conjuntural".

"Espero que o próximo Governo cumpra o que prometeu e que consiga trazer o país para uma rota de progresso, de desenvolvimento e de bem-estar para a população", afirmou.

O autarca socialista de Évora comentava à Agência Lusa os resultados das eleições legislativas de domingo, que se saldaram com a vitória de Pedro Passos Coelho (PSD), com 38,63 por cento dos votos, elegendo 105 deputados.

O PS de José Sócrates, que anunciou a sua demissão do cargo de secretário-geral do partido, obteve 28 por cento (73 deputados), o CDS-PP 11,7 por cento (24 deputados), o PCP 7,9 por cento (16 deputados) e o Bloco de Esquerda 5,2 por cento (oito deputados).

No círculo eleitoral de Évora, o PS voltou a vencer, mas o PSD passou a ser a segunda força política mais votada, ultrapassando a CDU, sendo que cada um destes três partidos elegeu um deputado.

Nesta mesma região, mas por concelho, o PSD alcançou a vitória mais expressiva em Estremoz (34,24 por cento dos votos), conquistando também Vila Viçosa (31,84), Évora (31,30) e Vendas Novas (28,72).

"Os resultados no concelho de Évora acompanharam a tendência nacional. Houve uma forte mobilização do PSD e, pela primeira vez, nos últimos anos, este partido venceu em Évora", frisou José Ernesto Oliveira, explicando a vitória social-democrata como "um fenómeno conjuntural".

O PS "tem agora de continuar a trabalhar e a fazer o melhor possível" na oposição, continuou o autarca socialista, lembrando que "os tempos difíceis vão continuar".

"Já há dois anos que os tempos têm sido difíceis e não vão, para já, melhorar. O PSD tem a responsabilidade de encontrar as medidas adequadas para minorar as dificuldades dos portugueses", acrescentou.

Questionado ainda pela Lusa quanto à demissão anunciada por José Sócrates do cargo de secretário-geral do PS, José Ernesto Oliveira qualificou-a como "muito digna".

"Foi uma atitude, como era de esperar, com grande espírito de responsabilidade e sentido patriótico e de estado, deixando o caminho livre à sucessão e à discussão interna no PS", afirmou, escusando-se, contudo, a traçar cenários sobre quem poderá vir a ser o futuro líder do partido.





RRL.

Lusa/Fim